O que é depressão de inverno ou sazonal e como ela te afeta?


 

Sua produtividade baixou e você tem difiuldade em tornar os problemas da vida mais leves com um pensamento positivo? As mesmas coisas da rotina que antes você enfrentava numa boa começaram a ficar pesadas demais? Está comendo sem parar e continuando a sentir fome ou simplesmente parou de ver graça na comida? Dormiu mal porque o cérebro simplesmente não desligou à noite? É, o inverno chegou!

O inverno é uma estação introspectiva, linda, elegante. Mas existem pessoas mais sensíveis à mudança na luminosidade e extensão dos dias invernais. Baixas temperaturas e chuvas podem ser bem melancólicas.Você pode estar com depressão sazonal. É a depressão que chega no inverno e atrapalha as funções dos neurotransmissores e mecanismos biológicos que são automáticos no corpo. 

A nossa percepção da beleza e da bondade fica comprometida quando o inverno chega. Começa pelo visual à nossa volta mas acabamos por interiorizar e ceder a uma tristeza e irritabilidade sem motivos.

Saiba que a depressão tem muitas causas - ambientais, neurológicas, espirituais, hereditárias, etc. Mas a manifestação desses sintomas no inverno pode elevar ao extremo algumas emoções que seriam mais brandas no verão ou na primavera:

- irritabilidade sem motivo ou exagerada

- baixa na criatividade

- foco no negativo

- sensação de fraqueza mental e física com dificuldade de levantar da cama pela manhã

- pele ressecada e mais TPM no ciclo menstrual

- insônia ou sono entrecortado

- melancolia e apatia

- sensação de humor "azedo" e digestão difícil

Esses sintomas afetam mais as mulheres, que são mais introspectivas enquanto os homens tomam atitudes mais fortes nesse quadro. Quando a pessoa já sofre de depressão patológica por causa dos seus  neurotransmissores (dopamina, melatonina, serotonima e noradrenalina são hormônios que não são processados normalmente) soma-se isso ao aspecto cinzento dos dias, exacerbando o mau humor de quem convivemos no trabalho e o nosso em contrapartida. A ajuda médica psiquiátrica é recomendável, ao invés de se automedicar.

Como enfrentar tudo isso? 

Vamos dar dicas que podem ajudar, mas a ajuda terapêutica é muito indicada para a pessoa não carregar um peso melancólico além de sua capacidade de suportar. Não descarte que tudo isso poderá passar por si só na chegada da primavera. De qualquer modo, psicoterapia faz toda a diferença.

- Faça exercícios (os mesmos que você fazia nos dias quentes): academia, esportes, caminhadas, conversas positivas com grupos ou parceiros etc.

- Alimente-se com sabedoria. Nem demais por causa da irritabilidade, nem de menos por causa da tristeza. Comidas leves, chás e caldos à noite. Muita água sempre!

-Leituras leves e séries de cinema em que você possa escolher temas mais positivos.

- Meditação (para quem já tem esse perfil ou para conhecer novas maneiras de ver a vida).

- Tire alguns dias alternados de descanso, se puder, ou reserve uma parte do dia para se mimar e fazer o que gosta.

Finalmente, acredite que a depressão de inverno é sazonal e que passará. Que a terapia pode te ajudar no inverno e ser um período anual de crescimento ou parar quando os sintomas se dissolverem. Aliás, quem sabe você descubra como é bom fazer psicoterapia!

Nesse caso, me liga. Atendimento online.

Ou procure sempre um psicólogo com CRP.

(Rosemari Gonçalves - psicóloga e psicopedagoga - Whatsapp 27-996580809 ou no direct do Instagram: @psicologa_rosemarigoncalves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante

As primeiras batalhas do sexto passo do herói interior

A felicidade importa, sim