Gente é para brilhar, não para ter medo da própria luz.
Gente é para brilhar. Todos temos um lado sombra e um lado luz. Não se trata de negar um e aderir ao outro. Não se trata de excluir o que em nós possa ser escuro e imperfeito, porque seremos incompletos até que possamos integrar os dois lados. A dualidade na unidade. Feminino e masculino. Reto e curvo. Belo e feio. Silêncio e protesto.
Antes de entender isso, somos seres partidos. Feridos. Saímos da infância para sermos introduzidos num mundo de "nãos". Um mundo que separa com obstáculos o desejo e sua concretização. Perseguimos uma luz que parece ser apenas fantasia, sempre buscando voltar àquela unidade onde havia a proteção da casa paterna e do colo materno.
Entre infância e velhice, nos sentimos num tabuleiro de emoções díspares. Adolescemos. Percebemos que nada é absoluto. Tudo é relativo.
Sem uma fé, seremos massacrados. Fé no Bem. Fé em que caminhamos para um sentido. Sempre assustados por estarmos partidos. Jogados na matéria. Iludidos que o mundo existe para servir a nossa pequena ideia de felicidade.
A felicidade, onde está? Onde as pessoas dizem que está? No momento em que deixamos de seguir a verdade imposta já pisamos em campo minado. Nesse intervalo perdemos nossa ingenuidade. Se não nos tornarmos ingênuos outra vez jamais veremos que o que é bom deve ser repartido. Não somos donos.
A entrada no reino dos céus é para aqueles que fizeram dentro de si uma combinação de criança. Dunidunitê... Aventureiros que somos, com nossas espadas improvisadas, brincamos de deuses. E aceitamos que deuses estão para os humanos como espelhos.
Uma criatividade só nossa nos fará sermos distinguidos do limbo.Compreenderemos então que nossos diversos lados são um só diamante único que causaria um desfalque no mundo se não fosse descoberto. Sem brilhar, aumentaremos a escuridão à nossa volta.
É essa nossa verdade. Nosso destino. A única coisa que viemos fazer nesse mar de conceitos e preconceitos em um mundo tão belo quanto
trágico. (psicóloga Rosemari Gonçalves - psicoterapia online, acesse no Instagram: psicologa_rosemarigoncalves)
Comentários
Postar um comentário
quero saber o que você achou deste post